Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro

Publicado a por Eduardo

Injectores GPLFazer uma instalação de GPL parece simples, mas se não estiver bem informado pode sair do instalador com uma dor de cabeça e possivelmente dinheiro deitado à rua.

O preço do GPL continua apetecível em relação ao preço da gasolina e, apesar da inflação, o preço da instalação de um kit GPL continua praticamente inalterado. No entanto nem sempre compensa fazer a conversão para GPL e é necessário fazer contas ao que gasta actualmente a gasolina e o que irá gastar a GPL.

Se o GPL vai reduzir os custos que tem actualmente com os combustíveis então deve ter em atenção alguns pontos para fazer uma boa instalação de GPL no seu carro.

Verificar o estado do motor

Este é possivelmente o ponto mais importante antes de fazer a conversão. Um carro a GPL torna-se mais "sensível" a falhas de ignição que são imperceptíveis a gasolina, por isso deve confirmar que as velas e as bobines ou cabos de velas estão em condições.

O GPL tem também uma queima mais limpa e irá descarbonizar o seu motor. Se tem um carro com muitos quilómetros, que circule muito em cidade, ou que não faça as mudanças de óleo a tempo poderá ter algum carvão acumulado no seu motor. Isto pode criar folgas que ficam tapadas pelo carvão e com a descarbonização pode levar a um consumo excessivo de óleo.

Escolher o kit GPL indicado

Porsche Cayenne a GPLAntes de escolher o kit deve saber como é fornecida a gasolina ao motor do seu carro. Existem carros a carburador, com injecção mono-ponto, multi-ponto e de injecção directa. Existem também vários tipos de kits, os aspirados, os de injecção sequencial e de injecção liquida.

O kit mais avançado é o de injecção liquida, que é utilizado principalmente por carros de injecção directa, no entanto nem todos os carros de injecção directa podem ser convertidos.

Estes kits também podem ser aplicados em carros de injecção multi-ponto, apesar de ser mais comum neste tipo de injecção usar os kits sequenciais.

Por fim, nos carros mais antigos a carburador usa-se o kit aspirado, os resultados não são os melhores existindo alguma perda de performance e um aumento nos consumos considerável.

As marcas de kits mais comuns são a BRC e a Prins.

Escolher um instalador

Escolher um bom instalador é também importante, deve escolher um instalador credenciado e com provas dadas no mercado. Pode obter uma lista de instaladores com a ANIC-GPL ou se fizer uma pesquisa pelos fóruns da especialidade pode consultar testemunhos de clientes (satisfeitos e insatisfeitos) e tirar por aí as suas dúvidas.

Depois da instalação feita pode existir um período de adaptação do carro e do condutor a este novo combustível, sendo por isso normalmente necessária uma nova afinação após 1000 a 2000 km percorridos depois da instalação.

Outras informações úteis sobre o GPL

Nem todos os postos de abastecimento possuem GPL. O Mais Gasolina permite consultar os postos com GPL, sendo possível consultar os postos no telemóvel e exportar os mesmos para um GPS.

Aqui no blog também existem outros artigos que podem ser interessantes de ler, alguns relatam a minha experiência com um 406 Coupé no qual fiz cerca de 125.000km a GPL num espaço de quase 5 anos.

- Os prós e contras do GPL após 17.000km
- Guia para iniciantes do GPL Auto
- As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
- Carros a GPL em parques subterrâneos
- Os carros a GPL não explodem

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Comentários

Daniel Alvares
Daniel Alvares
30/11/2012 20:44
Boas. Tenho uma duvida. Tenho um Audi A3 1.6 de 1998. Estou a pensar converter para GPL.
É possível fazê-lo?
É que li que há certos carros onde não é aconselhável converter e gostava de saber como é em relação ao meu carro.
Obrigado desde já.
MANUEL DIAS
MANUEL DIAS
10/02/2013 13:31
tenho um mercedes benz 200 a gasolina 2000c.c do ano 1982 gostaria de saber se se era possivel de fazer a converssao para gpl e cuanto me ia custar a instalaçao muinto obrigado
Luis Pereira
Luis Pereira
18/01/2014 13:05
Tenho um golf (carrinha 1.6) de 2001 gostaria de saber por quando fica a transformação para gpl.
Obrigado
Eduardo
20/01/2014 10:52
O valor de uma instalação depende do tipo de kit e do tipo de motor onde vai ser instalado. Tanto pode ser 1500 como 2500. O ideal é sempre contactar um instalador.

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