Os carros a GPL não explodem

Publicado a por Eduardo

Ainda sobre o acidente da A25, o Jornal de Notícias fez capa com o título "Inferno na Estrada" e o subtítulo "Duas das vítimas carbonizadas em carro movido a GPL". Muitos outros meios de comunicação social também fazem questão de frisar que um carro a GPL esteve envolvido no acidente e foi carbonizado.

Já anda tudo a dizer novamente que os carros a GPL explodem e aí jesus se passam por uma lomba mais depressa que vai Portugal pelos ares!

Então e o pesado com produtos inflamáveis? E o relato de um dos camionistas? Passo a transcrever, na notícia do Público: "Vinha a 60 ou 70 quilómetros por hora, mas já não deu para fazer nada. E quando bati, o camião começou a arder"

Então ardem tantas viaturas, incluindo pesados com produtos inflamáveis e a culpa é da viatura a GPL que não explodiu, apenas ardeu como os restantes a gasolina e gasóleo?

Existem vários testes a carros a GPL, alguns efectuados pelos fabricantes, outros por organismos independentes como a MIRA ou a ADAC. Deixo aqui aos interessados um teste da ADAC sobre um carro a GPL num crash-test e num incêndio.

Num país onde é prática comum em casas antigas colocar uma botija de gás sem qualquer válvula de segurança ao lado de um fogão, parece-me estranho toda esta preocupação com os explosivos carros a gás que afinal, como demonstrou a ADAC no vídeo acima assim como outras entidades, não explodem.

Um carro arder pode acontecer a qualquer um e normalmente o culpado é o circuito eléctrico porque mesmo com o carro desligado está sempre a trabalhar e tem sempre energia. Numa colisão temos não só o circuito eléctrico como os derrames de combustível (gasolina e gasóleo).

Gostava de ver uma resposta por parte da APETRO, da ANIC-GPL ou do ACP aos órgãos de comunicação social sobre este tema, é que já cansa tanta ignorância onde um incêndio de um automóvel é uma coisa normal, mas se for um carro a GPL já é uma catástrofe!

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
Uma lista das desculpas e afirmações falsas usadas para denegrir a imagem do GPL em Portugal.
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Saiba como optar por uma boa instalação de GPL Auto no seu carro com este guia. Informação sobre o tipo de kit a escolher, os custos associados e outros artigos
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...

Comentários

slow-mo
slow-mo
25/08/2010 12:57
vi as fotos do deposito que meteste no forum do autohoje. os jornalistas sao ignorantes
PCosta
PCosta
25/08/2010 18:13
Não pertences à Anic? Pelo menos está lá um artigo igual ao teu, com o mesmo vídeo e tudo
Eduardo
25/08/2010 18:20
slow-mo estão também lá fotos (no link para o fórum Autogás) do bocal de enchimento de cobre que não está danificado. O mesmo material é utilizado no tubo que vai da válvula de segurança do depósito à válvula de corte no cofre do motor.

PCosta não pertenço nem estou associado à ANIC-GPL.
PCosta
PCosta
29/08/2010 09:42
Não sei se já viste, a ANIC teve uma reportagem na SIC http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/8/acidentes-na-a25-levantaram-duvidas-sobre-seguranca-do-gpl28-08-2010-213433.htm
Eduardo
29/08/2010 14:49
Ora, o FF agora é famoso ;) Obrigado pelo link, ainda não o tinha visualizado. É bom ver que existe uma associação que se mexe pelos direitos dos consumidores de GPL, só é pena não divulgarem mais as suas acções, ganhariam certamente mais associados assim.

Espero bem que esta reportagem ajude a reduzir o estigma dos carros a GPL e que toda esta desinformação não venha tornar mais difícil a abolição do dístico e da proibição de estacionamento em parques subterrâneos.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar