Finalmente o Euro Conector em GPL

Publicado a por Eduardo

Lava faróis num Saab 99Estávamos em 2009 e já eu ansiava por usarmos o Euro Conector em Portugal. Partilhei nesse artigo um vídeo sobre o seu funcionamento, muito mais simples que o sistema actual.

Finalmente chegamos a 2018 e todas as pistolas em Portugal vão ser alteradas durante o mês de Março do sistema italiano para Euro Connector.

Este sistema é mais fácil de usar, o adaptador é mais compacto e não sai aquela nuvem de gás no fim de um abastecimento. Infelizmente para mim, já não sou consumidor de GPL desde 2012, mas folgo em ver que, apesar de muito lentamente, lá vão evoluindo as coisas no mundo do GPL.

Os adaptadores vão estar disponíveis para empréstimo nos postos de abastecimento durante esta fase de transição e é possível a sua aquisição em instaladores e alguns postos de abastecimento da Repsol a um preço mais acessível, de acordo com alguns relatos na web.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
As 10 desculpas mais esfarrapadas para não usar GPL
Uma lista das desculpas e afirmações falsas usadas para denegrir a imagem do GPL em Portugal.
Guia para iniciantes do GPL Auto
Guia para iniciantes do GPL Auto
Antes de efectuar a conversão do 406 para GPL Auto procurei muita informação na net e, infelizmente, para aquelas dúvidas mais basicas...
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Como fazer uma boa instalação de GPL no seu carro
Saiba como optar por uma boa instalação de GPL Auto no seu carro com este guia. Informação sobre o tipo de kit a escolher, os custos associados e outros artigos

Comentários

Athos Duarte
Athos Duarte
05/03/2018 17:00
Boa tarde.

Felizmente o GPL está começando a entrar na cabeça dos Portugueses, e essa mudança para o Euroconector é uma prova do aumento da procura. Hoje já não sentimos mais aquela desconfiança quando falamos de um carro a Gpl. As pessoas estão muito mais receptivas e querem mais informações acerca da instalação.
Um grande abraço Eduardo Maio
Eduardo
06/03/2018 11:47
Athos bem verdade. Já caíram os mitos de estragar o motor e perder potência, só meia dúzia de maduros é que ainda têm essa ideia.

E agora sem o dístico azul ainda melhor, já não existe descriminação negativa como antigamente.

Abraço!
Cláudio
Cláudio
09/03/2018 14:24
Boa tarde.

Sou utilizador de GPL desde 2007 e desde então tenho seguido as novidades que vão acontecendo desde então nesta área.

Peço desculpa, mas tenho de discordar acerca da desconfiança dos kits GPL por parte da maioria das pessoas. O desconhecimento é praticamente total e as perguntas da praxe continuam as mesmas há décadas. "Há postos no país ?"; "O carro não perde potência?"; "E quando acabar o GPL, fico apeado ?"; "É perigoso ?", entre outras.

Em relação ao tema em concreto, o Euro conector, à primeira vista parece ser uma vantagem em relação ao anterior. No que toca às mudanças no mundo do GPL, uma das que teria mais impacto e que há muito tempo está-se a tentar avançar é na composição. Em Portugal, por interesses financeiros, o GPL é efectivamente uma farsa, isto porque não é uma mistura de butano com propano, mas sim 100% propano, o que faz com que a pressão no sistema seja superior e os problema ocorram. Um deles é por exemplo, os motores TSI do grupo VAG, devido a ser 100% propano, estraga a bomba de alta pressão, o carro vai abaixo, dificuldade em ligar, etc.

Mais info aqui:
http://www.ussegpl.pt/noticias/arquivo/qual-%C3%A9-a-composi%C3%A7%C3%A3o-qu%C3%ADmica-do-gpl-auto/
Eduardo
09/03/2018 17:56
Cláudio em relação à composição do GPL tenho ideia que apenas na Repsol tal existe. Não sei se ainda assim é que deixei de usar GPL desde 2012, mas com a Repsol fazia sempre mais quilómetros e o motor tinha um funcionamento mais suave.

Na Galp e BP notava o inverso, onde era usado apenas propano. Não sei se ainda se mantém assim.
Eduardo Santos
Eduardo Santos
23/03/2018 20:08
Acabei de saber numa estação de serviço da existência de novos adaptadores. A questão é que nenhum dos três tipos se adapta ao meu carro Opel Meriva com sistema GPL de origem. Espero que o quarto adaptador sirva, se não estou com um grande problema, de que tenho de responsabilizar quem decidiu mudar todo este sistema, sem ponderar devidamente as suas consequências.
Alguém conhece uma situação idêntica?
Obrigado e cumprimentos.
Eduardo
07/04/2018 19:58
Eduardo nessa situação terá que verificar com o seu instalador, se for uma instalação recente (inferior a 10 anos por ex), que tipo de rosca foi colocada na sua viatura. Provavelmente até terá um adaptador para o seu caso.
miguel Martins
miguel Martins
09/04/2018 15:24
se o seu adaptador oriignal tiver no centro uma rosca e so encaixar um dos 4 adaptadores que existe.
senao tera d eir a instalador e pedir para mudarem o bocal de enchimento.
espero ter ajudado na cepsa que eu uso tem la 4 adaptadores para emprestarem
antonio barata
antonio barata
13/09/2018 10:03
pergunta que se impôem é porque só agora se mudou para este sistema de enchimento? este sistema tem uma pressão de enchimemtomuito maior que o italiano, logo +e mais rápido, mas quando se desliga a pistola de enchimento ela quase salta da mão, se já existia este sistema aqui ao lado na vizinha espanha porque diabo de razão fomos para o italiano, a mistura de gases, é igual metade gaz natural e metade de ( agora não me lembro se é butano ou propano) esta informação foi me dada por um motorista de um autotanque de gás gpl da repsol. Eu estou passado porque não consigo encontrar sem ser preço especulativo o novo euroconector.
Eduardo
13/09/2018 21:26
António a mistura é entre propano e butano. Gás natural apenas para veículos GNC

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar