De Lisboa a Faro sem paragens num eléctrico? É possível

Publicado a por Eduardo

Em Portugal, Agosto é sinónimo de férias e um dos destinos preferidos dos portugueses ainda é o Algarve. Uma das razões para descartar um carro eléctrico é o tempo de carregamento em viagens longas, sempre superior a um carro "convencional". Posto isto, num exercício teórico, será que é possível sair de Lisboa com rumo a Faro num carro eléctrico até 50.000€, em velocidades normais de auto-estrada, sem qualquer paragem para carregar?

Para este exercício usou-se o A Better Routeplanner para calcular um percurso entre o Marquês de Pombal e a Marina de Faro (275km), viagem por auto-estrada a velocidade de 120km/h. A partida feita com a bateria totalmente carregada (100%) e obrigatório chegar ao destino com, pelo menos, 5% de bateria.

Estes são, dos carros actualmente à venda em Portugal até 50.000€, os que o conseguem fazer a viagem sem paragens.

BateriaPercentagemPreço (a partir de)
MG 4 Comfort64 kWh5%37.590€
Tesla Model 3 Standard Range60 kWh15%40.975€
Renault Megane E-Tech EV6060 kWh7%42.350€
Hyundai Kauai Premium64 kWh17%43.550€
Cupra Born58 kWh5%43.840€
Volkswagen ID.3 Pro58 kWh5%44.910€
Kia Niro EV Tech64 kWh15%46.950€

O vencedor é o Tesla Model 3, pelo preço e percentagem de bateria à chegada, que permite uma margem de segurança superior em caso de trânsito ou um desvio inesperado, é a escolha mais equilibrada.

Os coreanos (Hyundai e Kia) têm uma eficiência semelhante ao Model 3, mas a um preço superior. Os restantes cumprem o desafio à risca.

Tesla Model 3 Standard Range com jantes Aero

E com partida do Porto?

Se o percurso for feito com partida na rotunda da Boavista (550km), nos mesmos moldes, todos os carros precisam de pelo menos duas paragens para carregar que podem totalizar 35 min a 1 hora, dependendo do carro.

Será necessário optar pelas versões com bateria maior para apenas uma paragem. Dos modelos anteriores, apenas 3 podem ter uma bateria maior, mantendo-se abaixo dos 50.000€.

BateriaTempo de paragemPercentagemPreço (a partir de)
Volkswagen ID.3 Pro S77 kWh30 min10%48.133€
Cupra Born77 kWh30 min10%49.310€
Tesla Model 3 Long Range78 kWh12 min11%49.975€

O Model 3 permite uma carga mais rápida de 250 kW contra os 175 kW do ID.3 e Born, permitindo uma viagem mais curta, mas é o mais caro dos três. Todos chegam ao fim da viagem com praticamente a mesma percentagem de bateria, suficiente para qualquer imprevisto.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Os vários tipos de carros híbridos e eléctricos
Híbrido, plug-in, eléctrico? O mercado automóvel está a mudar e existem novos tipos de carros com diferentes modos de funcionamento. Descubra as diferenças entre eles.
Os carros a gasolina e gasóleo não vão desaparecer
Os carros a gasolina e gasóleo não vão desaparecer
Ao contrário do que os governantes europeus querem, deixar de ter carros a gasolina e gasóleo nos próximos 20 anos é uma utopia.
Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Vamos desmistificar a poluição dos carros eléctricos
Um carro eléctrico não polui mais que um carro a combustão, seja ele a gasolina ou gasóleo. Para o comprovar uso dados e faço contas a vários cenários, até com dados em países que usam maioritariamente carvão.

Comentários

Não existem comentários a este artigo.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar