IUC a levar ao abate em massa

Publicado a por Eduardo

Abate de veículos em fim de vidaBasta olhar para os dados estatísticos da Valorcar para perceber que a alteração do IMV para o IUC foi uma óptima medida do nosso governo, o valor de VFV's (veículos em fim de vida) entregues na Valorcar quase que duplicou desde o final do ano. Existem também vários processos na ANSR para apreensão de viaturas que foram vendidas e a alteração de proprietário não foi efectuada.

O que é que isto tem de positivo? Mais lugares de estacionamento, menos carros abandonados, uma redução drástica nas viaturas a circular sem selo em dia e o fim dos carros com um registo mas que já mudaram de mãos mais de 5 vezes sem os seus proprietários registarem sequer a viatura.

Por outro lado acaba-se com o selo do carro, e embora eu até seja a favor desta medida pois assim ninguém tem que saber quanto pago ou deixo de pagar e fico com mais espaço livre no vidro, por outro lado torna-se obrigatório um sistema que verifique automaticamente pela matrícula das viaturas se o IUC, seguro e inspecção se encontram em dia e devidamente liquidados, assim como terminais nas viaturas das brigadas de trânsito da GNR e PSP que permita um rápido acesso a esta informação.

O próximo passo deveria ser acabar com a data nas matrículas que não tem qualquer funcionalidade a não ser dificultar a vida a quem se desloque para o estrangeiro com uma matrícula "expirada", é que lá fora as datas nas matrículas equivalem a uma validade, não à data de registo.

Receba os últimos artigos por email
Por favor indique um endereço de email válido
Obrigado, foi-lhe enviado um email com um link para activar a sua subscrição.
Receba os últimos artigos no seu leitor RSS
Subscrever

Artigos relacionados

Como importar um Opel Ampera
Como importar um Opel Ampera
Guia com todos os passos para importar um Opel Ampera ou outro veículo plug-in para Portugal. A mesma lógica também se aplica a carros a gasolina e gasóleo.
Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Compensa mudar para um carro eléctrico ou não?
Apesar do custo de utilização ser mais baixo, o preço alto de aquisição de um eléctrico pode fazer com que não compense, tal como acontece com os carros a gasóleo actualmente.
A melhor corrida até agora da época de 2015 de F1
A melhor corrida até agora da época de 2015 de F1
A corrida em Silverstone foi bastante animada com disputas nos primeiros 4 lugares, ao contrário do que tem sido normal nas restantes corridas de Formula 1 desta época.

Comentários

Daniel Marques
28/04/2008 11:11
Próximo passo, após acabarem com a data nas matriculas, é a personalização.

Já estou a ver a minha: 2SEXY 4U com umas Oliveiras e dizer Alentejo.
Gil
Gil
28/04/2008 12:46
Até ao fim deste ano vão ser abatidos muito mais.
Eduardo
28/04/2008 12:50
O ambiente agradece, porque os carros são devidamente desmantelados e o material é reciclado ou reutilizado.
Jardel
Jardel
12/05/2008 17:00
Pois é, eu entro nesses dados, quer dizer o meu velhinho audi 80 de 91 1.6 a gasolina com quase 300mil km que fazia medias acima dos 11, que a 3º já não funcionava, lol.

Aproveitei a promoção da opel e deram-me quase 4500€ pelo velho e comprei um astra GTC diesel.
Acho que me posso considerar amigo do ambiente.

Fiquem bem, excelente pagina.

Adicionar comentário

Obrigado, o seu comentário encontra-se a aguardar aprovação. Receberá um email quando este for publicado
Existem erros no formulário, por favor reveja os campos assinalados.
O seu email apenas é usado para controlo de Spam e apresentar a sua imagem personalizada através do serviço Gravatar